Rede dos Conselhos de Medicina
Simpósio sobre estimulação elétrica e marcapasso traz novidades na área Imprimir E-mail
Sex, 25 de Fevereiro de 2011 12:57
A Regional São José do Rio Preto da SOCESP – Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, promove no dia 11 de março, o 3º Simpósio Vanguarda na Cardiologia – Estimulação Elétrica e Marcapasso, com palestra do Dr. Roberto Costa, professor livre docente da USP e diretor da Unidade Cirúrgica de Estimulação Elétrica e Marcapasso do InCor / HCFMUSP.

Segundo o presidente da SOCESP Regional São José do Rio Preto, José Carlos Aidar Ayoub, o evento vai abordar todos os tópicos relacionados à estimulação cardíaca artificial, desde a indicação do procedimento, os aspectos técnicos dos aparelhos e dos procedimentos de implante até os cuidados, e recomendações pós-implante.

“Vamos trazer algumas novidades para o Simpósio, como novos (marcapassos) construídos para permitir que o paciente seja submetido a exame de ressonância magnética, o que, até hoje, é contra-indicado; e os recentes estudos que mostram que a ressincronização cardíaca poderá ser aplicada em pacientes sem, ou com poucos, sintomas de insuficiência cardíaca”, explica o palestrante Roberto Costa.

 O marcapasso é um aparelho que é implantado embaixo da pele e que permite que o coração volte a ter um número de batimentos normal - entre 60 e 100 por minuto – dependendo da atividade física. Quando o número de batimentos é inferior, o paciente pode sentir tonturas, palpitações, desmaio e cansaço fácil. No Brasil são implantados anualmente cerca de 100 novos dispositivos por milhão de habitantes.

 A palestra será voltada para cardiologistas e os interessados já podem se inscrever gratuitamente pelo site www.socesp.org.br ou pelo telefone (11) 3179-0039.

 SOCESP Bauru | 3º Simpósio Vanguarda na Cardiologia – Estimulação Elétrica e Marcapasso

Data: 11 de março de 2011Horário: das 13h às 17h Local: Faria Lima Flat ServiceEndereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 5045 – S. José do Rio Preto /SP

Informações e inscrições: (11) 3179-0039 | www.socesp.org.br.

 *acadêmicos e residentes em cardiologia podem se filiar à SOCESP com isenção da taxa de anuidade para participação nos eventos da entidade.  Basta levar um comprovante desta situação e preencher a proposta de filiação no dia do encontro.

Fonte: SOCESP

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner