O CREMERN realizou, na manhã desta terça-feira (14), uma fiscalização no Hospital Walfredo Gurgel. O Centro Cirúrgico foi um dos locais, por ter passado por uma superlotação recentemente. Outro setor fiscalizado foi o de endoscopia digestiva, aonde parte de sua estrutura sofreu desabamento.
A fiscalização também passou pelo segundo andar do hospital, onde estão em fase final as obras de reforma destinadas a melhorar as condições da assistência aos pacientes. Para este local foi remanejado a sala de endoscopia, provisoriamente, enquanto o setor original passará por intensa reforma e modernização. Com a gradual liberação dos leitos deste novo setor, os pacientes do CRO (Centro de Recuperação de Operados), do Centro Cirúrgico, estão sendo transferidos, diminuindo a superlotação existente.
O segundo andar do HWG conta com 38 leitos e é uma das áreas prioritárias para garantir uma assistência mais adequada aos pacientes e melhorar as condições de atendimento.
A equipe de fiscalização verificou também a escala de plantão da Cirurgia Geral e a situação de desabastecimento de insumos (materiais e medicamentos), como também as estratégias de adequação utilizadas pela gestão hospitalar.
A vistoria foi conduzida por uma comitiva composta pelo presidente do CREMERN, Dr. Marcos Jácome, pelo Conselheiro Dr. Neuman Figueiredo, e pelo Médico Fiscal, Dr. Danilo Machado. A comitiva foi recebida pelo Diretor Geraldo Neto, que acompanhou durante toda a fiscalização.
O resultado da fiscalização será consolidado em um relatório detalhado elaborado pelo Departamento de Fiscalização (DEFIS) do CREMERN, e será apresentado, oportunamente, para as autoridades competentes.
A iniciativa reforça o compromisso do CREMERN em zelar pela qualidade do atendimento médico a população e pelas condições de trabalho dos profissionais de saúde no Estado.