TRIBUNA DO NORTE – 29-11-2010
Secção: Brasil
Link:  http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/cancer-de-pulmao-aumenta-em-mulheres-de-16-capitais/166199
Publicado no dia 29/11/10

CÂNCER DE PULMÃO AUMENTA EM MULHERES DE 16 CAPITAIS

Rio, (AE) – A incidência de câncer de pulmão tem aumentado entre as mulheres. É o que mostram os dados da última edição dos Registros de Base Populacional, levantamento coordenado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio, que avaliou a ocorrência de tumores em 16 capitais brasileiras no período de 2000 a 2005.

Em Porto Alegre, por exemplo, a incidência saltou de 16,11 casos para 100 mil mulheres no levantamento de 2003 – que analisou dados de 1995 a 2000 – para 23,32 por 100 mil mulheres no relatório atual. Em Goiânia, a mesma taxa de incidência aumentou de 9,5 para 13,26. João Pessoa, na Paraíba, cidade brasileira com menor número de tumores registrados, também observou um aumento na taxa: de 2,3 para 5,37 por 100 mil mulheres.

São Paulo teve uma discreta diminuição. Caiu de 12,6 para 11,5. Mas, em 1991, na primeira edição do relatório, a capital paulista apresentava uma taxa inferior a 8 casos por 100 mil mulheres. Recife apresentou comportamento semelhante: a taxa de incidência passou de 9,1 para 8,38. Em 1991, não chegava a 6 casos por 100 mil mulheres.

Os dados confirmam a preocupação dos órgãos de saúde pública com o tabagismo feminino. Este ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema Gênero e Tabaco com Ênfase no Marketing para Mulheres para as atividades comemorativas do Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio).

“As mulheres começaram a fumar mais tarde”, aponta Luiz Antonio Santini, diretor-geral do Inca. “Por isso, agora que começam a estabilizar e até a cair os números de câncer de pulmão entre os homens, a incidência aumenta entre as mulheres “

Na capital gaúcha, o levantamento aponta que houve cerca de 66 casos de câncer de pulmão para cada grupo de 100 mil homens, um aumento com relação a 2003, quando a taxa registrada foi de 54,76. No relatório de 1991, contudo, a incidência chegava a quase 76.

Paulo Hoff, diretor-clínico do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), chama o aumento da incidência do câncer de pulmão de “lado obscuro da emancipação feminina”, pois, com os benefícios conquistados, também se tornou mais comum o tabagismo feminino. Em países ricos, a incidência do câncer de pulmão nas mulheres já se tornou praticamente igual à incidência da doença entre homens.

Hoff recorda, no entanto, que o tumor só se manifesta décadas depois do início do hábito de fumar. “O que vemos agora é reflexo das décadas de 70 e 80.”

Mas Santini sublinha que o tabagismo tem se tornado mais comum entre as jovens. “Talvez por um desejo de autoafirmação”, pondera o médico. “A indústria do tabaco soube, de forma inteligente, criar mecanismos para aproximar o vício dos jovens em festas e raves.”

Dados divulgados em agosto pelo Inca e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que 17,5% dos brasileiros fumam. Entre os homens, o porcentual é de 22%. O tabagismo feminino atinge 13,3% das mulheres.


TRIBUNA DO NORTE – 29-11-2010
Secção: Natal
Link:  http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/um-plano-para-combater-o-cancer/166246
Publicado no dia 28/11/10

UM PLANO PARA COMBATER O CÂNCER

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer (27/11), o INCA lançou  o Plano de Ação para Redução da Incidência e Mortalidade por Câncer do Colo do Útero e o quarto volume da série Câncer no Brasil – Dados dos Registros de Base Populacional. O evento contou com a participação do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que anunciou garantia de aporte financeiro para dar continuidade às atividades dos Registros de Câncer de Base Populacional.

O plano foi elaborado por um grupo de trabalho instituído no início deste ano pelo Ministério da Saúde. Foram definidos cinco eixos para a intensificação das ações do Programa Nacional de Controle do Câncer do Colo do Útero: fortalecimento do rastreamento organizado na atenção básica (Programa de Saúde da Família e Postos de Saúde) e da gestão descentralizada do programa de rastreamento; garantia de qualidade do exame citopatológico; garantia de tratamento adequado das lesões precursoras; intensificação das ações de controle do câncer de colo do útero na Região Norte (onde a doença é a principal causa de morte por câncer nas mulheres); e avaliação de alternativas de ações para o controle do câncer de colo.

O volume IV da publicação Câncer no Brasil – Dados dos Registros de Base Populacional traz a análise das informações coletadas no período entre 2000 e 2005 em 17 cidades brasileiras. A boa notícia é que o câncer do colo do útero vem sendo diagnosticado ‘in situ’ (nível de evolução que também pode ser conhecido de lesão precursora de alto grau), ou seja, antes de se tornar um câncer invasor, que é mais difícil de tratar e pode levar à morte.

As principais informações coletadas pelos registros e analisadas na publicação foram apresentadas pelo coordenador-geral de Ações Estratégicas do INCA, Cláudio Noronha, que destacou a qualidade das informações. “Desde o início da série, nos anos 90, até agora, o número de registros participando da publicação aumentou de seis para 17, sendo que todos atendem aos critérios internacionais de qualidade, e cobrem 17% da população nacional.”

O diretor-geral do INCA, Luiz Antonio Santini, explicou que a construção do Plano de Ação para Redução da Incidência e Mortalidade por Câncer do Colo do Útero é resultado de um trabalho que vem sendo feito pelo Ministério da Saúde desde 1977, através de diversas iniciativas voltadas para a saúde da mulher. “O Plano é uma proposta concreta e efetiva definida após a avaliação do Programa Nacional de Controle do Colo do Útero (PNCCU) por um grupo de trabalho do qual participaram profissionais do INCA, de todas as secretarias do Ministério da Saúde, Anvisa, Fiocruz, Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, Conass, Conasems e secretaria de Saúde do estado do Pará.”

Santini demonstrou pontos positivos e desafios do PNCCU. “Atualmente, para cada caso de câncer do colo do útero invasor, são diagnosticadas 12 lesões precursoras. Isso significa que o acesso das mulheres aos programas de detecção precoce aumentou. E o total de amostras insatisfatórias de material para exame preventivo ginecológico é inferior a 1%.”

Porém o acesso não é distribuído igualmente. “Apesar de serem feitos pelo SUS 12 milhões de exames preventivos/ano, muitas mulheres fazem mais exames que o necessário e outras nunca fizeram. Enquanto na Região Sul o câncer do colo do útero não figura mais entre as cinco principais causas de morte por câncer entre as mulheres.


TRIBUNA DO NORTE – 29-11-2010
Secção: Brasil
Por: Dr. Jorge Boucinhas  – Médico e professor da UFRN
Link:  http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/hipertensao-sistemica-uma-grande-vila/166256
Publicado no dia 28/11/10


HIPERTENSÃO SISTÊMICA: UMA GRANDE VILÃ

Dr. Jorge Boucinhas – Médico e professor da UFRN

Conforme prometido, este Artigo da série sobre Hipertensão Arterial (HAS) lida com possibilidades de seu manejo clínico sem apelo direto a medicamentos. E não são poucas tais possibilidades, sendo que podem ser usadas em associação ao tratamento com a Medicina clássica ou, em certos casos, isoladamente. Sua utilização, desde que tenham eficácia cientificamente comprovada, pode ser mui interessante.

Comparada com os efeitos produzidos apenas por fármacos, a técnica dada à luz pelo Maharishi Mahesh Yogi, a Meditação Transcendental (MT), foi observada, em estudo publicado no prestigiado periódico American Journal of Cardiology, diminuir em 30% os acidentes cardiovasculares.   Tal pesquisa durou nada menos do que 18 anos e foi feita com 202 homens e mulheres idosos e hipertensos, os quais dedicaram-se a essa prática, sistematicamente, vinte minutos duas vezes o dia.

Em outro estudo, 150 pacientes em tratamento por HAS foram divididos em grupos que, além da medicação, receberam ou aulas de alongamento mais exercícios físicos ou participaram de sessões de MT ou somente receberam orientação educativa sobre a doença. Os participantes foram acompanhados por um ano, com medições periódicas dos níveis de pressão arterial. O grupo MT foi o que conseguiu melhores resultados, os quais perduraram por todo o ano de acompanhamento. Além de baixar os níveis de pressão, a meditação foi capaz de fazer com que aqueles que a praticavam precisassem de menores doses para obter sucesso no controle da enfermidade. As mulheres apresentaram resultados ligeiramente superiores aos homens, provavelmente por terem sido mais assíduas às e aplicadas nas aulas de meditação.

Um terceiro trabalho, este da Kentucky University, nos Estados Unidos, publicado na revista American Journal of Hypertension, constou de uma busca nas bases de dados médicos até Dezembro de 2006, tendo sido recolhidas publicações sobre a Meditação Transcendental. O objetivo foi o de comparar resultados do uso dela com grupos controle. No total, 9 publicações foram incluídas no levantamento e os resultados indicaram que a MT, em comparação com os grupos-controle, foi associada com as seguintes alterações: -4,7 mm Hg, em média, na pressão máxima, e -3,2 mm, em média, na pressão mínima. Segundo os autores da pesquisa, a redução nestes patamares já seria útil e capaz de reduzir a mortalidade cardiovascular.

Com relação ao Yoga, entre diversos outros trabalhos, foi publicado, em 2007, na Revista Brasileira de Hipertensão, algo muito interessante. Os autores, Carlos Pinheiro, Renato Medeiros, Denise Pinheiro e Maria de Jesus Marinho, avaliaram os efeitos da prática como recurso complementar no tratamento e controle de hipertensos atendidos a nível ambulatorial. Foram vistos 16 pacientes (10 mulheres e 6 homens) durante um mês. O protocolo envolveu exercícios de controle respiratório (Pranayama na postura de relaxamento shavastasana) durante 60 minutos diários. As variáveis analisadas foram a variabilidade da freqüência cardíaca (VFC), a pressão arterial sistólica (PAS) e a pressão diastólica (PAD). Os encontros foram submetidos a análise estatística, tendo sido observadas reduções significativas da PAS e da PAD, ambas associadas à melhora na VFC, tendo os autores concluído que o Hatha Yoga pode ser utilizado como recurso complementar no tratamento da HAS de vez que sua prática está associada à melhora na função autonômica cardíaca e à redução da tensão arterial e da sobrecarga cardíaca dos hipertensos.

Um outro método merecedor de atenção é o Qigong ou Chikung, técnica milenar de respiração chinesa. Tendo começado em 1971, pesquisadores do Instituto de Hipertensão de Shangai conduziram uma serie de pesquisas retrospectivas e prospectivas, seguindo o progresso de pacientes hipertensos que experimentaram a prática de exercícios “Bibang Yang Shenggong” por 30 minutos, duas vezes ao dia. Esse estilo de Qigong é dito ser muito valioso para usos terapêuticos e consiste em uma combinação de meditação sentada com movimentos leves, enfatizando mente calma, corpo relaxado e respiração regular.   Isto foi feito sem desprezar os remédios apropriados, com dosagem ajustada segundo cada caso. Neste e em mais três estudos retrospectivos da mesma clínica comprovou-se que a prática reduziu a incidência de mortalidade entre os usuários e a dosagem das drogas usadas para controlar a TA.

O próximo Artigo concluirá esta série versando sobre outras alternativas ao controle da HAS, especialmente o uso de plantas medicinais. Até ele!

TRIBUNA DO NORTE – 29-11-2010
Secção: Natal
Link:  http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/atendimento-do-samu-no-carnatal-muda-de-local/166268
Publicado no dia 27/11/10

ATENDIMENTO DO SAMU NO CARNATAL MUDA DE LOCAL

Mais uma vez o maior carnaval fora de época do Brasil, o Carnatal, contará com o apoio do Serviço de Atendimento Médico de Emergência (Samu) de Natal, órgão referência em atendimento pré hospitalar.  Neste ano, entretanto, o atendimento prestado pelo Samu será realizado em um local diferente das outras edições: o estacionamento da agência Super Tur, rua transversal à Prudente de Morais e Romualdo Galvão.

De acordo com as informações da assessoria de imprensa do serviço, a base de apoio do Samu mudou de lugar devido à implantação do  Complexo Tático Operacional da Polícia Militar, que reúne os batalhões de Choque e Rocam na Rua Miguel Castro, e agora, o espaço reservado aos atendimentos dos foliões é um barracão nos moldes de um pequeno hospital de campanha.

O local, com 132 metros quadrados será coberto por tendas e terá parte de sua estrutura climatizada, além de contar com uma sala para estabilização, dotada de desfibriladores externos automáticos, uma sala para pequenas cirurgias, copa e ala para acolhimento com cerca de 10 leitos, destinados à administração de medicações e pacientes em observação..

“É um ponto estratégico para a atuação de nossas equipes”, explica Wilma Dantas, coordenadora de enfermagem do Samu Natal. Além disso, o atendimento do Samu contará também com um pequeno posto avançado, localizado no corredor da folia.  A estrutura reduzida serve para os atendimentos mais urgentes, e será dotada de sala de estabilização e acolhimento com 4 leitos.

Cerca de 125 pessoas deverão compor a equipe do Samu para o Carnatal.  Ao todo 12 médicos, 12 enfermeiros, 52 técnicos de enfermagem, além do pessoal de apoio estarão trabalhando durante os 4 dias do evento.

Para dar suporte aos atendimentos, o Samu Natal disponibilizará 3 ambulâncias: 2 e suporte básico e uma de suporte avançado (UTI).  Todas as ambulâncias trarão os pacientes dos vários pontos do percurso até o barracão de atendimento do Samu.  

*Com informações do Samu Natal.


DIÁRIO DE NATAL – 29-11-2010
Secção: Cidades
Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/11/29/cidades1_0.php
Publicado no dia 27/11/10

CARNATAL: SAMU MUDARÁ DE ENDEREÇO
Nos moldes de um hospital de campanha, base será instalada no estacionamento da agência Super Tur


O Carnatal, que acontece entre os dias 2 e 5 dezembro, contará com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-Natal). Para esse ano, o atendimento aos foliões sofrerá algumas mudanças. A antiga base de apoio do Samu mudou de lugar devido à implantação do Complexo Tático Operacional da Polícia Militar na Avenida Miguel Castro. O barracão de atendimento do Samu terá os moldes de um pequeno hospital de campanha e ficará localizado no estacionamento da agência Super Tur, rua transversal à Prudente de Morais e Romualdo Galvão.
“É um ponto estratégico para a atuação de nossas equipes”, explica Wilma Dantas, coordenadora de enfermagem do Samu Natal. O local de 132 m² será coberto por tendas e terá parte de sua estrutura climatizada. O novo barracão contará ainda com uma sala para estabilização, dotada de desfibriladores externos automáticos, uma sala para pequenas cirurgias, copa e ala para acolhimento com cerca de dez leitos, destinados à administração de medicações e pacientes em observação. Além disso, o atendimento contará também com um pequeno posto avançado, localizado no corredor da folia.

Cerca de 125 pessoas deverão compor a equipe do Samu para o Carnatal. Ao todo 12 médicos, 12 enfermeiros, 52 técnicos de enfermagem, além do pessoal de apoio estarão trabalhando durante os quatro dias do evento. O Samu Natal disponibilizará três ambulâncias: duas de suporte básico e uma de suporte avançado (UTI). Todas trarão os pacientes dos vários pontos do percurso até o barracão de atendimento do Samu.

Segundo a coordenação do órgão, mais de 90% das ocorrências são casos de embriaguez e coma alcoólico. A Destaque Promoções, empresa organizadora do evento, custeia o pagamento dos plantões a todos os funcionários cedidos pelo Samu. Eles estarão fora da escala do órgão, e por isso, são convidados a participar do evento de forma espontânea.

Treinamento Aeromédico

Os profissionais do Samu Natal passarão também por seu primeiro treinamento aeromédico. O objetivo é habilitar os profissionais a realizarem com segurança o transporte aeromédico de pacientes. “Já tivemos que realizar resgates em longas distâncias usando a aeronave do governo. Se acontecer aerovamente, precisamos estar preparados”, explica a coordenadora de enfermagem, Wilma Dantas.

Ao todo estão sendo oferecidas 20 vagas, destinadas a médicos e enfermeiros. O curso, com duração 16 horas aula, acontecerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro e será ministrado pelo Tenente da Polícia Militar, Djalma Romualdo, diretor do Ceiopaer (Centro Integrado de Operações Aéreas do RN) e Capitão Polícia Militar, Rodrigo Pimenta, piloto da Força Nacional de Segurança Pública.


DIÁRIO DE NATAL – 29-11-2010
Secção: Saúde
Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/11/29/saude1_0.php
Publicado no dia 29/11/10

VAI UMA ASPIRINA AÍ?
Novas pesquisas comprovam os benefícios de uma pequena dose diária do medicamento


Londres (EFE) – As pessoas com mais de 45 anos deveriam pensar em ingerir uma pequena dose diária de aspirina para se proteger de doenças cardiovasculares e do câncer, conclui um painel de analistas como informou na última semana o jornal “The Daily Telegraph”. Segundo os participantes de um ato da real sociedade de medicina da Grã-Bretanha, cada vez há mais provas de que os benefícios da aspirina para as pessoas de meia ou maior idade superam os eventuais efeitos secundários.

Um estudo de cientistas da Universidade de Oxford (Reino Unido) publicada na revista médica “The Lancet” indica que tomar diariamente 75 miligramas de aspirina durante cinco anos reduz em 25% o risco de adoecer de câncer do cólon e em um terço das mortes por essa causa. Pesquisas anteriores assinalam que uma pequena dose diária de aspirina poderia reduzir o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

Conforme o estudo publicado em “The Lancet”, uma maior ingestão das aspirinas poderia salvar milhares de vidas ao ano. Só na Grã-Bretanha morrem 150 mil pessoas ao ano em consequência do câncer e 200 mil por causa de alguma doença cardiovascular.

O professor Peter Rothwell, neurologista de Oxford que dirigiu o estudo sobre o câncer colorretal e participou do debate, disse que havia começado ele mesmo a tomar sua dose de aspirina. “Suspeito que dentro de cinco ou dez anos, estaremos receitando aspirinas às pessoas de meia idade e não só pelos benefícios vasculares que se conhecem”. Rothwell considera que seria “sensato” que as pessoas começassem a tomar aspirinas aos 45 anos porque entre os 40 e os 55 anos aumenta significativamente o risco de adoecer de algum tipo de câncer.

O professor Peter Elwood, da Faculdade de Medicina da Universidade de Cardiff (Reino Unido), que dirigiu o primeiro estudo sobre os efeitos da aspirina nas doenças cardiovasculares, afirmou que “estamos diante de um marco de enorme importância para a comunidade em geral”.

Outros analistas advertem, no entanto, que a aspirina pode dobrar a incidência de hemorragias gastrintestinais, que é atualmente de uma para 1 mil pessoas ao ano. Para o professor de genética John Burns, da Universidade de Newcastle (Reino Unido), “o problema é que se recomendarmos algo a toda a população, teremos de enfrentar os efeitos secundários”.

DIÁRIO DE NATAL – 29-11-2010
Secção: Saúde
Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/11/29/saude2_0.php
Publicado no dia 29/11/10

BRASIL // DENGUE É “DESAFIO PERMANENTE” PARA O PAÍS

Brasília (EFE) – O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, admitiu que a dengue é e será um desafio permanente para o país enquanto não existir uma vacina, o que previu só esteja disponível no prazo mínimo de quatro anos. Temporão explicou que no Espírito Santo começou a ser testada em seres humanos uma vacina de um laboratório brasileiro desenvolveu junto com especialistas franceses, mas ressaltou que os experimentos deverão prosseguir pelo menos até o ano 2013.

“Infelizmente vamos ter dengue todos os anos enquanto não exista a vacina”, admitiu no programa “Bom dia, Ministro”, transmitido por rede nacional de rádios públicas. Pelas estatísticas do Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 16 de outubro foram registrados no Brasil 936.260 casos de dengue clássica, com 592 mortes e 14.342 pacientes classificados como “graves”.

Além disso, os dados oficiais dizem que 15 cidades do país são vigiadas atualmente diante da ameaça do registro de surtos de dengue e outras 123 foram declaradas em “situação de alerta”. Entre as cidades em “alerta” estão 11 capitais como Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e Recife (PE), que até março, durante o verão, deverão receber centenas de milhares de turistas.

DIÁRIO DE NATAL – 29-11-2010
Secção: Saúde
Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/11/29/saude3_0.php
Publicado no dia 29/11/10


OBESIDADE // RISCO DURANTE A ADOLESCÊNCIA

As crianças que nas idades entre nove e 12 anos mostram um elevado índice de massa corporal correm mais risco de sofrer hipertensão, colesterol e níveis de insulina altos ao chegar à adolescência, segundo um estudo publicado no “British Medical Journal”. Felizmente, assinalam os autores do estudo, as crianças que apresentam essa condição, mas que perdem peso ao chegar à adolescência, melhoram seu perfil de risco. Por isso, os casos mais graves se referem às doenças vasculares.

DIÁRIO DE NATAL – 29-11-2010
Secção: Saúde
Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/11/29/saude4_0.php
Publicado no dia 29/11/10

TERMOTERAPIA // NOVA OPÇÃO PARA TRATAR O CÂNCER


Cientistas consideram que a termoterapia pode ser uma alternativa à quimioterapia no combate ao câncer, segundo um estudo apresentado durante a reunião anual da American Physical Society. O novo tratamento utiliza a hipertermia para aquecer apenas o tumor a uma temperatura de 56°C, o que destrói o tecido cancerígeno enquanto mantém o tecido em volta sadio, a não mais de 41°C. Segundo indicou Ishwar Puri, diretor da pesquisa, por enquanto foram realizados apenas experimentos in vitro, mas está prevista a continuação do estudo com animais.


DIÁRIO DE NATAL – 29-11-2010
Secção: Saúde
Link:  http://www.diariodenatal.com.br/2010/11/29/saude5_0.php
Publicado no dia 29/11/10

DIETA // PROTEÍNAS PARA EMAGRECER

A melhor maneira para perder peso é fazer uma dieta rica em proteínas com mais carnes magras, legumes e produtos lácteos com baixos níveis de gorduras, segundo um estudo apresentado pela Universidade de Copenhague. Segundo a publicação do “New England Journal of Medicine”, deve-se reduzir também o consumo de amidos refinados como o pão e o arroz branco. A pesquisa recolhe os resultados do maior estudo do mundo sobre dieta, o Projeto Diógenes (Dieta, Obesidade e Genes), realizado desde 2005 em oito países europeus.


GAZETA DO OESTE – 29-11-2010
Secção: Mosssoró
Link:  http://www.gazetadooeste.com.br/mossoro1.php
Publicado no dia 29/11/10

HOSPITAL TARCÍSIO MAIA TEM POUCO ESTOQUE DE MATERIAL
Déficit Embora situação com material de trabalho e medicamentos seja preocupante, insuficiência de profissionais ainda é o fator mais grave

A precariedade da saúde pública do Estado se torna cada vez mais visível. Exemplo claro é a situação de desabastecimento pela qual passa o Hospital Regional Walfredo Gurgel. Localizado em Natal, a maior unidade do Estado e referência no tratamento de traumas, passa por dificuldades e não conta com itens básicos, como luvas. A situação, no entanto, não se resume apenas a Natal.
No Hospital Regional Tarcísio Maia, caso nenhuma medida seja providenciada com relação à questão de material e medicamentos, o estoque e o orçamento não serão suficientes para fechar o ano. “Ainda estamos conseguindo manter o hospital funcionando a contento com muito esforço”, diz o diretor da unidade de saúde, Marcelo Duarte, que acrescenta ainda que medicamentos não podem ser estocados, pois possuem data de validade.
Ele afirma que já comunicou à Secretaria de Saúde do Estado que a situação é preocupante e que não há estoque e nem orçamento para chegar a 31 de dezembro deste ano, sobretudo, pelo fato de dezembro ser um período atípico, com muitas festas, inclusive a festa da padroeira da cidade.
De acordo com o presidente da Associação Médica de Mossoró, João Firmino, há falta de material, mas no momento não é nada que traga prejuízo. “O nosso déficit está em pessoas”, afirma o médico, acrescentando que faltam profissionais de todas as especialidades, sobretudo, das áreas de pediatria, ortopedia e anestesiologia.
Ele comenta que foram convocados novos médicos e a expectativa é de que na segunda quinzena de dezembro os profissionais estejam trabalhando.
A convocação é fruto de uma recomendação do Ministério Público (MP), feita ao Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde Pública (SESAP) e da Secretaria de Administração e Recursos Humanos. Na recomendação, o MP solicitava a adoção das medidas administrativas no sentido de proceder à imediata convocação dos candidatos aprovados no concurso público realizado no âmbito da Sesap/RN para a área geográfica da região Oeste do Estado.
A recomendação, publicada no Diário Oficial, estipulava a convocação nos quantitativos mínimos: cinco médicos pediatras, sete médicos anestesiologistas e oito médicos traumato-ortopedistas, a fim de que sejam lotados no Hospital Regional Tarcísio Maia.
Com relação à quantidade de médicos convocados, o presidente da Associação comenta: “Não é uma quantidade suficiente para o funcionamento ideal, mas, pelo menos, para que não haja plantões descobertos”, diz João Firmino.
O diretor do Tarcísio Maia, Marcelo Duarte, menciona que assim que a Secretaria recebeu o comunicado do Ministério Público cumpriu a recomendação e publicou a convocação dos aprovados. A partir desse ponto, o diretor explica que os profissionais convocados têm o prazo de 30 dias para se apresentarem com a documentação exigida e os exames, no intuito de tomar posse.
Marcelo Duarte comenta que a primeira recomendação do MP foi cumprida. Já a segunda recomendação di respeito à lotação dos profissionais no Tarcísio Maia.
O diretor do hospital informa que já há um anestesiologista trabalhando na escala e em dezembro outro profissional da área deve iniciar o trabalho no hospital.

GAZETA DO OESTE – 29-11-2010
Secção: Cotidiano
Link:  http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/cotidiano7.htm
Publicado no dia 29/11/10

TECNOLOGIA DE AUTOATENDIMENTO CHEGA AO SETOR DE SAÚDE DE MOSSORÓ

A tecnologia de autoatendimento chega ao setor de saúde de Mossoró. Inédito no Brasil, o sistema foi desenvolvido pelo Hapvida Saúde, há dez anos. A unidade foi pioneira no uso do equipamento biométrico nessa área que permite a identificação do usuário por meio da impressão digital, que passou a ser utilizado pelos mais importantes planos de saúde do país.
Com um simples toque do dedo, o usuário pode agendar consulta médica ou realização de exames, avisar ao médico de sua chegada ao consultório, receber o resultado do exame, consultar o Guia Médico ou retirar a segunda via do boleto. A inovação tecnológica dispensa a figura do atendente.
Usando o sistema de biometria na área de impressão digital, os terminais de autoatendimento permitem otimizar o tempo e trazer benefícios para as duas partes. “Ganham a empresa e o usuário”, garante Simone Varella, diretora marketing do Hapvida.
“Esse sistema traz, primeiro, uma mudança na atitude do atendimento. Sai a figura da atendente, com aquela postura técnica, às vezes, automática, sem sequer olhar para o usuário, e entra a recepcionista que irá auxiliá-lo no uso do terminal e no encaminhamento para que aguarde ser chamado através do painel eletrônico para fazer o exame ou ser atendido pelo médico”, explica.
O projeto do terminal de autoatendimento foi desenvolvido pela equipe da empresa e foi além do uso de tecnologia avançada. Exigiu um jogo de paciência que durou uma década. “Foi preciso criar uma infraestrutura que envolveu a criação de um cadastro único dos usuários e dos médicos credenciados – atualmente a empresa mantém 915 mil clientes e sete mil médicos associados – e de um agendamento globalizado para as consultas e exames eletivos realizados em todas as unidades de atendimento de saúde credenciadas. Tudo isso feito de uma forma que o sistema pudesse ler e responder à demanda”, revela Simone.
A identificação do cliente é feita através do número de sua carteira de saúde e da impressão digital, o que evita o uso de terceiros. Além dos serviços já citados, que oferecem comprovantes com dia e horário do uso do terminal, o usuário ainda pode responder a uma pesquisa de satisfação referente ao atendimento e estrutura do local.
Os terminais estão em funcionamento nas unidades preferenciais nos 11 estados do Norte e Nordeste. De acordo com o superintendente de TI, não há como precisar os custos envolvendo as pesquisas ao longo de uma década, mas somente com a compra dos terminais foram investidos recursos da ordem de R$ 2 milhões.

O MOSSOROENSE – 29-11-2010
Secção: Regional
Link:  http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/regional5.htm
Publicado no dia 29/11/10

HEMONORTE LANÇA CAMPANHA “DOE SANGUE” PARA O CARNATAL

Nesta segunda-feira (29), o Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte) vai lançar a campanha “Doe Sangue”, para o Carnatal 2010.  
O objetivo é reforçar os estoques de sangue não só para o período do evento, mas também para as festas de fim de ano.
O evento vai ocorrer às 10h, no hotel Praiamar, em Ponta Negra.
Como nos anos anteriores, o lançamento da campanha, que seguirá até 15 de dezembro, vai reunir a imprensa e os diretores do Hemonorte, da empresa Destaque Promoções e dos blocos da folia fora de época da capital.
Entre janeiro e outubro deste ano, o Hemonorte recebeu uma média mensal de 2.645 doações de um total de 3.673 candidatos que se apresentaram no mês para doação de sangue.
Parte dos voluntários foi considerada inapta por não se enquadrar nos critérios exigidos para a doação.
O Hemonorte busca elevar o patamar de doadores aptos para mais de 3.000 doações mensais, a fim de garantir o abastecimento aos hospitais, em qualquer eventualidade, nos períodos nos quais a atenção deve ser redobrada.

CORREIO DA TARDE – 29-11-2010
Secção:Urgente
Por: Michelle Phiffer
Link:  http://www.correiodatarde.com.br/editorias/urgente-59300
Publicado no dia 28/11/10

HEMONORTE LANÇA CAMPANHA “JÁ É CARNATAL. DOE SANGUE. DOE ALEGRIA!”
Dentro das ações sociais do Carnatal Solidário, será lançada na próxima segunda-feira (29) a campanha de doação de sangue “Já é Carnatal. Doe Sangue. Doe Alegria!”. O Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Barbosa Cunha (Hemonorte) tem como objetivo reforçar os estoques de sangue não só para o período do Carnatal, mas também para as festas de fim de ano.

A campanha existe há 16 anos, fruto de uma parceria entre o hemonorte e a organização do evento. A intenção dos organizadores é promover a conscientização da juventude para o gesto grandioso que é doar sangue e com isso regularizar o estoque da entidade. A expectativa do Hemonorte, a partir do início da campanha, é atingir 180 doações por dia.

Para atingir a meta, a direção do Hemonorte programou várias ações como a coleta de sangue em pontos estratégicos da cidade, além do regime de mutirão para captação de doadores e material.

A defasagem mais comum é no sangue de RH negativo, mas abrange todas as tipagens sanguíneas. Nos últimos anos, a repercussão da campanha tem sido positiva não só para manter o estoque, como também para aumentar o número de doadores fidelizados.

O Hemonorte busca elevar o patamar de doadores aptos para mais de 3 mil por mês, a fim de garantir o abastecimento aos hospitais, em qualquer eventualidade, nos períodos nos quais a atenção deve ser redobrada.

De janeiro a outubro deste ano, o Hemonorte recebeu uma média mensal de 2,6 mil doações de um total de 3,7 mil candidatos que se apresentaram durante o mês para doação. Parte dos voluntários foi considerada inapta por não se enquadrar nos critérios exigidos para a doação.

“Observamos, ao longo desses 15 anos, que na semana anterior ao Carnatal nosso estoque aumenta. O Carnatal com ações de divulgação cumpre seu papel despertando na juventude o ato de doar vida,” disse Rosimary Teixeira, chefe do departamento de apoio técnico do Hemonorte.

Segundo Rosimary Teixeira, a promoção de ações de incentivo a doação de sangue é fundamental, principalmente pelo fato das pessoas que doam pela primeira vez se tornarem doadores permanentes do Hemonorte. Por isso, essa parceria merece o reconhecimento da instituição.

Para Ricardo Bezerra, diretor da Destaque, o Carnatal além de promover alegria para os foliões desperta nos jovens o papel de cidadania através do gesto nobre de salvar vidas através da doação de sangue.

Além do Hemonorte, o Carnatal Solidário ainda contribui com o Armazém da Caridade, o GACC, Hospital Infantil Varela Santiago, Campanha de Combate ao Sexo-turismo, Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, Campanha de Combate as DST-AIDS e mais recentemente na Campanha de estímulo a Doação de Medula Óssea.

Aos interessados em participar da campanha de doação de sangue, a Unidade Móvel do Hemonorte ficará entre os dias 29 de novembro a 07 de dezembro, em frente a catedral metropolitana, no centro, das 8h às 17h. No dia 8, estará em Parnamirim, em frente a Central do Cidadão, das 8h às 17h e retorna para o centro entre os dias 09 e 15 de dezembro, das 8h às 17h.

Doação

Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não estar em jejum, mas evitar alimentos gordurosos antes da doação, e apresentar documento de identificação com foto. Os tipos sangüíneos mais carentes são os de fator Rh negativo, sobretudo o tipo “O”, por ser o doador universal.

Em uma doação, a quantidade de sangue coletado é de aproximadamente 450ml, o que possibilita a separação de pelo menos três componentes (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma), com o beneficiamento de mais de um paciente. Para o doador, não há nenhum dano, e a parte líquida é recuperada nas primeiras horas após o recolhimento’.
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.