Secção: Natal
Link: http://tribunadonorte.com.br/noticia/saude-inclui-criancas-e-gestantes-na-vacinacao/175790
Publicado no dia 18/03/11
SAÚDE INCLUI CRIANÇAS E GESTANTES NA VACINAÇÃO
O Ministério da Saúde vai enviar 510 mil doses de vacinas contra a gripe para a rede pública de saúde do Rio Grande do Norte. Este ano, além de idosos, serão imunizadas crianças entre seis meses e dois anos, gestantes e profissionais da saúde. A 13ª Campanha Nacional de Vacinação, que será realizada entre 25 de abril a 13 de maio, foi lançada ontem em Brasília pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre eles o da influenza A (H1N1).
No sábado seguinte ao início da campanha, 30 de abril, ocorrerá o Dia de Mobilização Nacional para estimular a ida da população aos pontos de imunização. “Estamos incluindo três grupos importantes na campanha e esse é o momento de sensibilizar e informar a população, principalmente esse novo público, para que procurem os postos de saúde durante a campanha e tomem a vacina”, afirmou o ministro Padilha.
Para a região Nordeste, está previsto o envio de 8,8 milhões de doses da vacina, que são suficientes para imunizar o público alvo estimado em 8,1 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde, estados e municípios é vacinar 80% da população alvo. Em todo o país, devem ser vacinadas cerca de 23,8 milhões de pessoas.
A ampliação do público da campanha foi definida pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, com base em estudos epidemiológicos e observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente o vírus da influenza.
As complicações da influenza (pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, como diabetes e hipertensão) são mais comuns nesses grupos – idosos e crianças com idade entre seis meses e dois anos, além das gestantes, que também são muito vulneráveis. Neste caso, a principal forma de prevenção é a vacinação. A vacina sazonal deste ano conterá as cepas dos principais vírus que circulam no hemisfério sul, entre elas a cepa da influenza A (H1N1).
No caso das crianças, os pais devem levá-las duas vezes aos postos de vacinação, quando será aplicada meia dose em cada vez. É essencial que a criança retorne ao posto de saúde 30 dias após receber a primeira dose da vacina para que seja aplicada, então, a segunda dose.
Para a realização da campanha o Ministério da Saúde distribuiu cerca de 33 milhões de doses da vacina contra a influenza, ao custo de R$ 229 milhões. A esse investimento somam-se os recursos das transferências fundo a fundo realizadas para as secretarias de saúde estaduais e municipais, que podem aplicá-los na aquisição de seringas, agulhas e outras despesas. A campanha conta ainda com recursos das próprias secretarias, possibilitando o funcionamento de aproximadamente 65 mil postos de vacinação.
vacinação – Público-alvo da campanha de 2011 nos estados do Nordeste
MA 932.013
PI 459.259
CE 1.268.205
RN 466.690
PB 619.998
PE 1.377.490
AL 463.901
SE 295.786
BA 2.219.606
NE 8.102.948
TRIBUNA DO NORTE – 18-03-2011
Secção: Natal
Link: http://tribunadonorte.com.br/noticia/governo-apresenta-novo-projeto-em-6-de-abril/175764
Publicado no dia 18/03/11
GOVERNO APRESENTA NOVO PROJETO EM 6 DE ABRIL
O projeto de expansão do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) será apresentado oficialmente no próximo dia 6 de abril, durante a 172ª reunião ordinária do Conselho Estadual de Saúde (CES). Segundo a secretária estadual adjunta de Saúde Pública, Ana Tânia Sampaio, a expansão passa pelo fortalecimento de uma política regional de saúde, o que levou, por exemplo, a governadora Rosalba Ciarlini, a inaugurar ontem o pronto-socorro de Assu, município polo da região do Vale do Açu.
Tânia Sampaio explicou que o chamado Plano Diretor da Regionalização de Saúde será submetido à apreciação do Conselho Estadual de Saúde (CES), que realiza em 6 de abril a sua 172ª reunião ordinária na própria Sesap.
Segundo ela, o governo vai fortalecer os hospitais regionais, “como porta de entrada para atender a demanda atendida pelo Samu”.
Ela ainda explicou uma das metidas tomadas, inicialmente, foi negociar com as oito prefeituras do Samu Metropolitano, que é sediado na BR-101 em Macaíba, a construção dos PAs – os chamados pontos de apoio -, porque as equipes do Samu, enquanto aguardavam chamadas, muitas vezes tinham de descansar em locais inadequados e em condições insalubres, como debaixo de árvores, em dependências de postos de combustível.
A expansão do Samu vai atender, de início, mais 15 municípios próximos à Grande Natal, depois atenderá municípios do Vale do Açu, e assim por diante, até abranger as oito regionais de saúde.
O presidente do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Rio Grande do Norte (Copis-RN), Péricles Faria, acha que o governo “está indo na contramão do que está se fazendo em relação a consórcios no Brasil, pois consórcios fragmentados que existiam no Rio Grande do Sul estão se unindo num consórcio mais amplo, e a mesma coisa está ocorrendo em Minas Gerais”.
Farias afirmou que está entrando em contato com o presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), Benes Leocádio, com a finalidade de convocar uma coletiva para a imprensa, na próxima segunda-feira, dia 20, para expor a posição do Copis em relação ao consórcio e ao episódio da suspensão do convênio que existia com o governo estadual.
TRIBUNA DO NORTE – 18-03-2011
Secção: Natal
Link: http://tribunadonorte.com.br/noticia/sms-tem-ate-o-final-do-mes-para-regularizar-fornecimento-de-medicamentos-para-diabetes/175723
Publicado no dia 18/03/11
SMS TEM ATÉ O FINAL DO MÊS PARA REGULARIZAR FORNECIMENTO DE MEDICAMENTOS PARA DIABETES
Começou a contar ontem,quarta-feira (16), o prazo que a Justiça fixou para que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) regularize o fornecimento de insumos e medicamentos para pacientes diabéticos. Pela decisão judicial no dia 31 deste mês as unidades de saúde têm que estar reabastecidas de medicamentos e insumos para tratamentos de diabetes.
O Juiz Airton Pinheiro acatou os pedidos do Ministério Público e destacou que a petição da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde veio “munida de vasta comprovação documental do recorrente descumprimento dos termos acordados, além de ser de notório conhecimento da sociedade, por via de divulgação dos meios de comunicação locais, que o fornecimento dos medicamentos e insumos no tratamento da diabetes não está ocorrendo regularmente”.
O problema já vem sendo acompanhado pelo MP e pela Justiça desde 2009, quando foi celebrado um acordo no qual o município se comprometia a fornecer ininterruptamente medicamentos e insumos para os pacientes do SUS que sofrem de diabetes. Em virtude desse acordo, o processo inicial havia sido arquivado em junho de 2009, mas foi reaberto agora após petição do Ministério Público comprovando o descumprimento do acordo e demonstrando a grave situação em que se encontra o sistema de saúde municipal.
TRIBUNA DO NORTE – 18-03-2011
Secção: Brasil
Link: http://tribunadonorte.com.br/noticia/campanha-de-vacinacao-vai-imunizar-populacao-contra-influenza-a/175730
Publicado no dia 17/03/11
CAMPANHA DE VACINAÇÃO VAI IMUNIZAR POPULAÇÃO CONTRA INFLUENZA A
Brasília – A campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano vai imunizar os grupos também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a vacina muda a cada ano e tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou que este ano não haverá uma campanha de vacinação específica para a imunização contra a gripe suína. Ele lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia e que os casos registrados são esporádicos.
Em 2011, além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde também vão receber a vacina contra a gripe sazonal. A campanha começa no dia 25 de abril e segue até 13 de maio. O Dia de Mobilização Nacional contra a gripe será em 30 de abril.
DIÁRIO DE NATAL – 18-03-2011
Secção: Cidades
Link: http://www.diariodenatal.com.br/2011/03/18/cidades4_0.php
Publicado no dia 18/03/11
GISELDA TEM 21 CASOS DE DENGUE HEMORRÁGICA
D e 1º de janeiro até o último dia 15 foram confirmados 21 casos de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) no Hospital Giselda Trigueiro, unidade de referência em doenças infectocontagiosas no Rio Grande do Norte. O número é bem superior ao mesmo período de 2010, quando o hospital constatou apenas um caso no primeiro trimestre do ano. As informações foram passadas pelo diretor técnico da unidade hospitalar, Carlos Mosca.O número de pessoas que deram entrada no hospital com suspeita de dengue soma 573, porém desse total 109 foram confirmados. Sendo que 83 pacientes estão internados e 21 apresentaram a forma hemorrágica da doença. Os dados preocupam o presidente da Sociedade de Infectologia do RN, Hênio Lacerda. Segundo ele, o hospital conta com apenas uma sala de emergência que serve para reanimar os pacientes que chegam ou que já estão internados no hospital, inclusive com outras patologias.
Na avaliação de Hênio, o hospital tem que passar por uma ampliação urgente, pois só tem sete leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). “Muitas vezes temos que improvisar o atendimento de pacientes que deveriam estar na UTI na sala de emergência, inclusive colocando equipamentos da UTI para salvar a vida desses pacientes”, relata o médico. O Hospital Giselda Trigueiro tem aproximadamente 130 leitos.
Em parte, os números de pacientes infectados com dengue no Giselda podem ser resultado dos mais de 60 mil imóveis de Natal que ainda não foram visitados este ano pelas equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esse número representa 18% do total de imóveis da capital potiguar que é de 338 mil unidades. Os principais motivos para o crescimento desse índice são a expansão imobiliária e o receio que os proprietários têm de abrir a residência para os agentes de endemias.
Outro problema enfrentado em Natal é o número insuficiente de agentes de endemias. Natal conta com apenas 303 agentes de endemias quando o número ideal deveria ser 450. A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS, Cristiana Souto, disse que o déficit se deve a insalubridade da profissional. “Alguns profissionais apresentam problemas devido ao peso da bolsa e por andar muito no sol. Só que fomos informados que o município não pode contratar ninguém agora por causa do limite prudencial”, afirma.
Para não deixar de visitar os imóveis, as equipes estão atuando nos bairros que apresentam maior número de focos e mais casos registrados da doença. “Fazemos o trabalho em todos os bairros, mas as áreas com uma maior infestação predial recebem uma atenção redobrada”, argumenta a diretora. As visitas podem ser agendadas através do telefone 0800 281 4031.
A situação da dengue no Estado e em Natal foi apresentada ontem aos alunos do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, no auditório da faculdade de Farmácia. Os alunos receberam noções básicas de como constatar a doença e as principais formas de tratamento.
Dados RN
Segundo os dados divulgados pela Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap), foram contabilizados no Rio Grande do Norte 3.229 casos notificados desde o início do ano. O município com maior número de notificações é Natal (359), seguido de Mossoró (360), Pau dos Ferros (264), Equador 178) Parnamirim (164), Santa Cruz (136), Doutor Severiano (125) e Pedro Avelino (113).
GAZETA DO OESTE – 18-03-2011
Secção: Política
Link: http://gazetadooeste.com.br/politica2.php
Publicado no dia 18/03/11
VEREADORA QUER CRIAÇÃO DE UNIDADE TERAPÊUTICA
Preocupada com o avanço do uso de drogas na cidade, a vereadora Cláudia Regina (DEM) solicitou à prefeitura Municipal de Mossoró por meio de requerimento, a implantação de Unidade Terapêutica para tratamento e reabilitação de adolescentes usuários de drogas e pacientes de saúde mental.
O serviço da Unidade Terapêutica priorizará ações, através de terapias, que possibilitem a reabilitação dos usuários de drogas e dos pacientes de transtornos mentais. Profissionais capacitados e treinados trabalharão para contribuir na humanização dos serviços que serão prestados na unidade.
Além dos esforços no combate ao uso das drogas, Cláudia Regina se tornou uma defensora da melhoria nos serviços de atenção à saúde mental. É autora do projeto de lei que determina o funcionamento dos Centros de Convivência e Cultura na área da saúde mental. O projeto da vereadora, transformado em lei municipal Nº 2.684/2010, foi sancionado pela prefeita Fafá Rosado (DEM) e objetiva o desenvolvimento de ações que viabilizem a inclusão social das pessoas portadoras de transtornos mentais.
HOMENAGEM – A vereadora Cláudia Regina, que é advogada, foi homenageada pelo seu destaque na política mossoroense e recebeu comenda do presidente Estadual da OAB – Paulo Eduardo Teixeira, na quarta-feira passada. Em seu discurso, Paulo Eduardo Teixeira afirmou que Cláudia Regina é uma mulher que se destacou na sociedade, com luta, coragem, e que desafiou, quebrou paradigmas, transformando Mossoró na Terra da Liberdade de ontem e de hoje. A vereadora agradeceu pela homenagem, afirmando que para ela é uma honra poder representar as mulheres na Câmara Municipal de Mossoró, e reafirmou seu compromisso de lutar para que cada vez mais, a mulher seja respeitada.
GAZETA DO OESTE – 18-03-2011
Secção: Gerais
Link: http://gazetadooeste.com.br/gerais1.php
Publicado no dia 18/03/11
GERENTE CONTESTA VERSÃO SOBRE NOVOS LEITOS DE UTI
O gerente municipal da Saúde, Benjamin Bento, reagiu a forma como representantes a direção da Casa de Saúde Dix-sept Rosado vêm tentando desinformar e confundir a população mossoroense a respeito do processo de credenciamento dos novos leitos de UTI neonatal na referida unidade hospitalar. Benjamin identificou vários equívocos nas informações da deputada Sandra Rosado, conforme matéria publicada nesta GAZETA na última terça-feira.
Segundo Benjamin, o primeiro grande equívoco cometido na imprensa foi quanto aos leitos de UTI terem sido autorizados pelo ministro da Saúde durante a audiência ocorrida na última terça-feira e que o Estado bancaria os custos, excluindo a Prefeitura de Mossoró sobre a alegação de que há perseguição política. “Há várias desinformações naquilo que foi dito para imprensa”, disse o gerente de Saúde.
Ele explica que o credenciamento dos leitos segue um procedimento que é igual em todo o sistema SUS, que passou pela esfera municipal, estadual e agora está seguindo para Brasília para a etapa final. O gerente esclarece que a Casa de Saúde só conseguiu atender algumas exigências para o credenciamento graças ao apoio da Prefeitura que repassou 50 mil reais para ajudar no ajuste do hospital junto à Vigilância Sanitária.
Benjamin Bento nega também que seja o Estado quem vai bancar os quatro novos leitos. “Isso não existe, não sei de onde a representante da Casa de Saúde tirou esta informação. O que vai ocorrer é que após o credenciamento concretizado é que os repasses do SUS serão feitos pelo município, assim como acontece com todos os demais serviços”, explica.
Benjamin alerta que não é através de desinformações que os opositores da prefeita Fafá Rosado vão conquistar a opinião pública. Na opinião do gerente municipal de Saúde, é oferecendo serviço de qualidade à população e deixando as questões políticas de lado que se conquista o respeito popular.
A Prefeitura de Mossoró publicou edital de licitação para contratação de quatro leitos de UTI, que serão custeados com recursos do próprio município. Benjamin conclama os dirigentes da Casa de Saúde Dix-sept Rosado a deixarem as questiúnculas menores de lado e que apresentem proposta para que o hospital possa colocar em funcionamento, não apenas sete leitos de UTI neonatal, mas que some mais quatro leitos que a Prefeitura vai contratar.
GAZETA DO OESTE – 18-03-2011
Secção: Mossoró
Link: http://gazetadooeste.com.br/mossoro2.php
Publicado no dia 18/03/11
INICIA A PULVERIZAÇÃO COM CARROS-FUMACÊ
A ação de combate à dengue através da pulverização feita pelos veículos fumacê foi iniciada ontem no bairro Abolição. Ao todo, sete automóveis equipados com o dispositivo pulverizador devem percorrer todos os bairros da cidade em um período de 25 a 30 dias, conforme informou o coordenador do Programa de Combate à dengue da Vigilância à Saúde, Sandro Elias de Medeiros.
Ele explica que o percurso dos carros será feito de acordo com um cronograma, que pode ser alterado em casos de chuva ou de quebra dos veículos. O coordenador explica ainda que o trabalho será feito em cinco ciclos, o que significa que, em cada bairro, os carros passarão cinco vezes.
As ações serão realizadas sempre nos horários das 4h às 7h30 e das 16h às 19h, que é o horário em que os mosquitos estão se movimentando. Sandro Elias alerta às pessoas para que abram as portas de suas casas durante a passagem dos carros.
Mas o coordenador alerta para o fato de que a passagem dos carros-fumacê não diminui a importância da adoção de cuidados por parte da população, até porque, o veneno vai diminuir apenas a fase adulta do mosquito Aedes Aegypti. “O fumacê não é a solução, ele é um paliativo”, diz ele, acrescentando que a população deve ficar atenta aos focos, que ficam localizados nos reservatórios de água.
Ele informa que, em caso de dúvidas, a população deve entrar em contato com a Vigilância à Saúde, através do número 3315-2523.
GAZETA DO OESTE – 18-03-2011
Secção: Mossoró
Link: http://gazetadooeste.com.br/mossoro5.php
Publicado no dia 18/03/11
GOVERNO ANUNCIA REFORMA NO HRTM, HEMOCENTRO E SAMU
Depois de cumprir agenda em Assu, a governadora Rosalba Ciarlini esteve ontem em Mossoró visitando as instalações do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Juntamente com o secretário de Estado da Saúde Pública, Domício Arruda, ela deu detalhes da reforma predial da unidade hospitalar.
Muito cumprimentada, Rosalba caminhou pelas dependências da unidade hospitalar, conversou com os diretores, médicos, enfermeiros, pacientes e servidores e concedeu entrevista coletiva aos jornalistas no final da visita.
Em seu discurso, a governadora falou dos problemas econômicos do Estado. “A situação financeira é crítica. A secretária de estado da Saúde Pública era a que tinha mais dívidas, mas estamos enfrentando este problema com força, determinação e temos a absoluta certeza e confiança que com a força do povo potiguar vamos superar estes obstáculos”, disse Rosalba.
“A visita da governadora demonstra o comprometimento dela em resolver os problemas de Saúde do Rio Grande do Norte. Ela veio com boas notícias e mostrando empenho em melhorar as condições do hospital”, comentou Ney Robson, diretor-geral do HRTM. A boa notícia a que o diretor se refere é uma reforma nas instalações prediais na ordem de R$ 1,6 milhão. A quantia será suficiente para climatizar todos os setores e fazer outras melhorias previstas.
O secretário Domício Arruda destaca que o prédio precisa de reforma. “Identificamos essa necessidade e estamos iniciando o processo. Já temos o financiamento assegurado e está faltando só resolver uns problemas que estão em fase final no que diz respeito à documentação. Terminando esta etapa já podemos fazer a licitação”, explica, acreditando que até o final deste semestre as obras possam iniciar.
Entre as prioridades a serem reformadas, Domício cita o setor de pronto-atendimento e a entrada do hospital que segundo ele “funcionam precariamente”. O secretário conta ainda que se for possível será ampliado o número de leitos. Além do HRTM, a governadora e o secretário anunciaram as reformas do Hemocentro de Mossoró, do Hospital Rafael Fernandes e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) com 14 ambulâncias em parceria com a Prefeitura de Mossoró.
Em relação ao primeiro órgão, suas instalações serão duplicadas. “Sobre o Rafael Fernandes, já está em fase de ordem de serviço, inclusive com a empresa contratada, faltando mesmo só questão de documentação para iniciar as obras”, ressalta Arruda.
Outra questão discutida diz respeito à escala médica do hospital regional. “Nosso quadro funcional está defasado. O teto orçamentário está em limite prudencial e não permite contratações agora de novos profissionais, mas vamos fazer um remanejamento para melhorar os serviços”, explica Ney Robson.
Além do secretário e do diretor do HRTM, integravam a comitiva o ex-deputado e presidente do diretório do DEM em Mossoró, Carlos Augusto Rosado; a subsecretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Estado da Saúde Pública, Dorinha Burlamaqui; a vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini; o diretor técnico do hospital, Thiago Abrantes Barbosa e o diretor médico, Milanez Cavalcanti.
GAZETA DO OESTE – 18-03-2011
Secção: Mossoró
Link: http://gazetadooeste.com.br/mossoro7.php
Publicado no dia 18/03/11
PREFEITA FAFÁ ROSADO ENTREGA PRÊMIOS A UNIDADES DE SAÚDE QUE SE DESTACARAM
As Unidades de Saúde em Mossoró que melhor desenvolveram os seus trabalhos junto à comunidade receberam o reconhecimento da Prefeitura de Mossoró. Buscando estimular o mérito no serviço público, a prefeita Fafá Rosado entregou ontem à noite, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, os prêmios em dinheiro para que as unidades contempladas faça a aplicação naquilo que melhor lhe convier.
A premiação das melhores Unidades de Saúde foi sugerido através da Secretaria da Cidadania e criado pela prefeita, conforme Decreto municipal N° 3.199.
Seu objetivo é reconhecer o bom trabalho desenvolvido pelo serviço público de saúde. De acordo com o decreto, o prêmio será concedido trimestralmente às unidades que apresentarem o melhor desempenho.
Os critérios de escolha são qualitativo e quantitativo, levando em consideração a produção obtida por cada unidade nos serviços de saúde.
Inicialmente foram avaliadas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas a ideia é estender para toda a rede pública de saúde, incluindo unidades de referência e também de pronto-atendimento.
A prefeita Fafá Rosado argumentou que este prêmio cumpre duas finalidades principais. A primeira é de estimular as unidades a produzirem serviços de qualidade e a segunda é garantir à população serviços dignos.
“Sentimos que as pessoas se doaram ao máximo nas unidades, buscando ganhar o prêmio, vamos apoiar os serviços, dando as condições necessárias para que o desempenho seja sempre melhor”, disse Fafá
“A concessão desse prêmio é fruto de um grande processo de discussão que iniciamos em 2008 e que agora conseguimos colocar em prática.
Assim como acontece na educação, a municipalidade quer reconhecer o trabalho das Unidades de Saúde, estimulando essa competição sadia de oferecer sempre o melhor serviço”, falou o secretário da Cidadania, Francisco Carlos Carvalho de Melo.
GAZETA DO OESTE – 18-03-2011
Secção: Mossoró
Link: http://gazetadooeste.com.br/mossoro10.php
Publicado no dia 18/03/11
QUANTIDADE DE CASOS DE CONJUNTIVITE CRESCE EM MOSSORÓ E PROFISSIONAIS FALAM EM SURTO
Um surto da conjuntivite voltou a atacar a população em Mossoró. Somente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Santo Antônio foram registrados mais de 15 casos neste mês. Olhos vermelhos e sensíveis à claridade, pálpebras inchadas, coceira constante como se tivesse areia nos olhos e um irritante lacrimejar são os principais sintomas da doença.
De acordo com Maria José, diretora da UPA do Santo Antônio, a quantidade de conjuntivite deve crescer ainda mais, pois os relatos de casos ainda estão apenas no começo. “Esse princípio de surto nos deixa preocupada, no mês passado não houve nenhum registro de conjuntivite e só na metade desse mês tivemos 15 casos. Coincidência ou não, a conjuntivite começou a se propagar depois do Carnaval quando muitas pessoas foram se divertir em outras cidades e voltaram com a doença”.
As principais formas de prevenir a doença é tendo cuidados com a higiene pessoal. O auxiliar de Epidemiologia da UPA de Alto de São Manoel, Benedito Araújo, conta alguns cuidados que podem ser tomados para evitar a doença.
“Não usar maquiagem de outras pessoas, utilizar óculos de mergulho para nadar ou óculos de proteção, caso a pessoa trabalhe com produtos químicos, não usar medicamentos pomadas e colírios sem prescrição médica são os principais modos de se evitar a doença que está começando a aumentar em Mossoró”. Caso seja notada alguma irritação, vermelhidão ou secreção anormal, o médico deverá ser consultado.
GAZETA DO OESTE – 18-03-2011
Secção: Cidades
Link: http://gazetadooeste.com.br/cidades5.php
Publicado no dia 18/03/11
SESAP DE SAÚDE DIVULGA NOVOS NÚMEROS DA DENGUE
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), por meio do Programa de Controle da Dengue, divulgou na quarta-feira, 16, o quantitativo de casos notificados de dengue no RN até o dia 12 de março passado. O boletim contempla os casos cujo início dos sintomas sugestivos do agravo ocorreu até essa data, para que seja realizada a investigação necessária a possíveis confirmações.
Conforme os dados divulgados, o RN contabiliza um total de 3.229 casos notificados desde o início do ano. O município com maior número e notificações foi Natal (359), seguido de Mossoró (360), Pau dos Ferros (264), Equador (178), Parnamirim (164), Santa Cruz (136), Doutor Severiano (125) e Pedro Avelino (113).
Para discutir os problemas relacionados à dengue, a coordenadora do Programa Estadual de Controle da Dengue da Sesap, Kristiane Fialho, participou nesta quinta-feira, 17, às 14h, de mesa-redonda, no Auditório da Faculdade de Farmácia, do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao lado de Hênio Godeiro Lacerda, professor do Departamento de Infectologia, da bióloga e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Cristiana Souto.
“Apresentamos os dados atuais da dengue no RN, o diagrama de controle que caracteriza a nossa situação epidêmica atual e as competências do Estado nas áreas de supervisão e capacitação”, informou Kristiane. O evento é uma atividade de extensão da UFRN, promovida pelos professores Ewerton Brito e Lavínia Uchoa, do Departamento de Saúde Coletiva, envolvendo tutores, preceptores e estudantes bolsistas do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde)/Vigilância em Saúde.
Participaram ainda os estudantes da disciplina de Atenção à Saúde, do 4º período do curso de Medicina, estudantes do 6º período do curso de Enfermagem, estudantes do curso de Gestão em Sistemas e Serviços de Saúde e profissionais dos serviços de saúde da rede municipal e estadual.
O MOSSOROENSE – 18-03-2011
Secção: Cotidiano
Link: http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/cotidiano1.htm
Publicado no dia 18/03/11
JUSTIÇA DETERMINA QUE UNIMED REGULARIZE PLANTÕES
Atendendo a pedidos do Ministério Público, o juiz Manoel Padre Neto, da 4ª Vara Cível de Mossoró, determinou que a direção da unidade local da Unimed contrate os médicos necessários para atendimento de urgência e emergência para os usuários do plano de saúde.
Conforme o MP, o problema foi constatado pela 2ª Promotoria de Justiça através da Ação Civil Pública, após diversas tentativas de resolver a questão extrajudicialmente. A principal reclamação dos usuários é de que o plano de saúde não oferece regime de plantão presencial na cidade.
Na decisão, o magistrado define qual a equipe mínima que o plano de saúde deve montar: um clínico médico e um pediatra. Ele destaca ainda que o regime de plantão deve ser presencial de acordo com o que estabelece a Portaria nº 2.224/200 do Ministério da Saúde (MS), sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil.
A direção da Unimed, através da assessoria de comunicação, informou que ainda não foi notificada oficialmente, por isso somente se pronunciará após recebimento de comunicado judicial.
O MOSSOROENSE – 18-03-2011
Secção: Cotidiano
Link: http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/cotidiano.htm
Publicado no dia 18/03/11
GOVERNADORA APOSTA EM PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA FREAR A DENGUE
Após a divulgação do último boletim da dengue no Rio Grande do Norte, que confirma o desenvolvimento da doença no Estado, a governadora Rosalba Ciarlini destacou ontem, 17, em passagem por Mossoró, que acredita no Plano de Contingência para barrar o crescimento da dengue.
Em visita ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), Rosalba foi indagada se o RN está preparado para lidar com a situação. Em resposta, ela questionou: “Se você me perguntar: o Brasil está preparado? Eu diria que não”. Afirmou, contudo, que, pela primeira vez, o RN continha uma ação de combate elaborada. “Mas pela primeira vez o estado do Rio Grande do Norte tem um plano de contingência”, declarou.
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), por intermédio do Programa de Controle da Dengue, divulgou na última quarta-feira, 16, o quantitativo de casos notificados em território potiguar até o dia 12, que já contabilizam 3.229 desde o início do ano.
Mossoró lidera o ranking de contaminação, com 360 casos, seguido de perto por Natal, que tem 359. Os outros municípios em situações graves, são: Pau dos Ferros (264), Equador (178), Parnamirim (164), Santa Cruz (136), Doutor Severiano (125) e Pedro Avelino (113).
A Vigilância Sanitária começou a percorrer alguns bairros com o carro-fumacê para tentar controlar o avanço da dengue. Os primeiros a receberem a medida foram o Planalto 13 de Maio, Dom Jaime e Alto Sumaré.
Melhorias estruturais, preenchimento das escalas médicas e Samu regional são assegurados
Ontem à tarde no Hospital Regional Tarcísio Maia, a governadora estava acompanhada do secretário estadual de Saúde Pública, Domício Arruda. Foi o primeiro contato de Rosalba com o hospital depois que assumiu a chefia do Executivo estadual.
Na ocasião, eles asseguraram as reformas e melhorias para os hospitais regionais, a regionalização do Samu e a solução para o preenchimento das escalas médicas, que serão solucionados em parceria com os municípios.
“Se nós fizermos os hospitais regionais funcionar, vai desafogar o Tarcísio Maia que hoje está sobrecarregado. A nossa preocupação é permanente, vocês podem ficar certos. Se você me perguntar: está tudo resolvido? Não. Mas começou a melhorar”, declarou Rosalba.
Com relação aos investimentos em Mossoró, Arruda mencionou alguns detalhes: “Garantimos recursos, assegurando para o HRTM um montante de R$ 1,6 milhão, que vai incluir a climatização das suas dependências. O Hemocentro vai mais que duplicar de tamanho e vai custar R$ 2 milhões. A reforma do Rafael Fernandes já está na fase final de documentação para começar”.
Ambos enfatizaram a importância da regionalização do Samu. “Vamos transformar o Samu municipal em um Samu regional, com Mossoró como base. Nós estamos convictos de que a regionalização é a solução para o problema”, disse Arruda.
Para finalizar, disseram que a construção do hospital materno infantil e o aumento na quantidade de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatais era um compromisso a ser cumprido até o final do mandato.
A vinda deles a Mossoró fazia parte de uma agenda de compromissos na região Oeste. A viagem incluiu também a presença de ambos na inauguração da Unidade de Pronto Atendimento de Assu, que ocorreu pela manhã, e na assinatura de convênios entre o Governo do Estado, a Coopapi e a Fundação Banco do Brasil, realizada em Apodi, último destino antes do retorno a Natal.
JORNAL DE FATO – 18-03-2011
Secção: Mossoró
Link: http://defato.com/mossoro.php#mat4
Publicado no dia 18/03/11
MOSSORÓ LIDERA RANKING DA DENGUE NO RN
A Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP) divulgou o último balanço da dengue nos municípios do estado e Mossoró aparece em primeiro lugar no ranking de casos notificados.
O balanço da Sesap diz respeito aos casos notificados até o dia 12 de março. Em todo o Rio Grande do Norte, já foram notificados 3.229 casos. Na lista, Mossoró aparece com 360 casos notificados, seguida de Natal com 359 casos notificados.
Entretanto, os números da vigilância à saúde em Mossoró revelam um dado superior. Os índices da coordenadoria do programa de combate à dengue no município indicam 379 casos notificados em Mossoró, de acordo com o último balanço.
Diante da grande quantidade de casos, a coordenação do programa junto com a vigilância à saúde solicitou a atuação do carro fumacê na cidade.
As ações do fumacê foram iniciadas ontem, no bairro Abolição. As atividades se estendem até o dia 10 de Abril. O carro fumacê está atuando em dois
O coordenador do programa de combate à dengue no município, Sandro Elias, alerta que “o fumacê não é solução, é paliativo. A atenção maior é no focal. Pedimos o carro para ajudar no combate ao mosquito adulto, mas a população tem que se mobilizar no combate aos criadouros do mosquito. A população precisa estar alerta e vigilante”
Sandro também lembrou que para reforçar a ação do fumacê é preciso que as pessoas abram as portas de suas casas na hora em que o carro estiver passando. “As pessoas devem abrir as portas para o fumacê entrar dentro de casa, porque o mosquito só morre se for atingido pelas partículas” disse.
JORNAL DE FATO – 18-03-2011
Secção: Mossoró
Link: http://defato.com/mossoro.php#mat5
Publicado no dia 18/03/11
MELHORIAS PASSAM PELA REGIONALIZAÇÃO
O discurso da primeira visita feita pela governadora Rosalba Ciarlini ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) foi marcado pelas promessas de melhorias para a situação da saúde no Oeste potiguar. Como prometeu em campanha, a governadora reforçou o compromisso de regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Para isso, novas ambulâncias já foram adquiridas pelo Estado, já estão emplacadas e, agora, falta só a finalização das parcerias com os municípios para que os transportes comecem a ser distribuídos. A previsão é que em sessenta dias as ambulâncias estejam circulando. “É o tempo que precisaremos para capacitação do pessoal”, explicou Rosalba.
A regionalização do serviço do Sumu terá impacto direto no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). A intenção é criar uma sala de estabilização no Tarcísio para que alguns procedimentos possam ser realizados pelo serviço de referência no próprio hospital. Para conseguir regionalizar o Samu, a frota de ambulância terá que saltar de três para 14 novos veículos.
O plano de melhoria na saúde proposto pela governadora passa diretamente pelo fortalecimento dos hospitais regionais. Com isso, não só o Samu será um dos instrumentos, como também devem receber reforço as unidades hospitalares espalhadas pelo Estado. “Com a melhoria dos hospitais em cada região, naturalmente o Tarcísio Maia irá desafogar, que hoje é resultado da precariedade nos hospitais”, explica ela.
O secretário de Saúde, Domício Arruda, esclarece das dificuldades para conseguir a regionalização e expõe as primeiras medidas para o Tarcísio Maia. A primeira delas é a climatização de toda a área do hospital. De acordo com Arruda, o Estado já alocou mais de 1 milhão e 600 mil reais. Outra fatia de 2 milhões de reais também já estão assegurados, segundo o titular, para a ampliação do Hemocentro. “Estamos apenas resolvendo questões burocráticas do terreno para podermos começar os trabalhos”, antecipa Domício Arruda, estimando que o tamanho do Hemocentro deverá ser duplicado com a reforma.
Ainda para o Tarcísio Maia, Rosalba pontua a parceria com o município para ampliação do quadro de plantões e o retorno das cirurgias ortopédicas. O diretor do Hospital, Ney Robson, acredita que somente neste mês mais de 280 cirurgias devam ser feitas.
Antes de chegar a Mossoró, a comitiva esteve em Assú, onde apresentou também a parceria com a prefeitura do município. “Já autorizamos o preenchimento da escala médica e o funcionamento do Hospital”, apresentou a executiva, antecipando a construção de um pronto atendimento para aquela cidade.
Rafael Fernandes também deve receber atenção
Outros pontos relevantes também foram apresentados pela governadora. Entre eles, a comunidade questionou sobre a Unidade Materno-Infantil. Sem dar uma resposta conclusiva, o secretário fez uso da palavra e disse, apenas, que “foi um compromisso da Governadora e esperamos conseguir até o final do mandato”.
A possibilidade de um novo tomógrafo ficou para os planos após a reforma do Tarcísio Maia. “Precisamos urgentemente expandir a oferta de leitos no Tarcísio, já que a unidade não tem mais para onde crescer”, retrucou a governadora. A questão dos leitos passa diretamente pela diminuição das filas de atendimentos no Hospital. Para o secretário, mesmo que se realizem mutirões para diminuí-la, é necessário antes, a aquisição de novos leitos.
Mesmo sem planos mais concretos para já, a governadora antecipou a reforma também do Hospital Rafael Fernandes, referência em doenças infectocontagiosas na região. “Se você me perguntar se está bom, respondo que não está. Mas já começamos um trabalho difícil para melhorar a saúde no Estado. A Secretaria de Saúde foi justamente onde encontramos o maior número de dívidas”, justifica Ciarlini.
JORNAL DE FATO – 18-03-2011
Secção: Estado
Link: http://defato.com/estado.php#mat1
Publicado no dia 18/03/11
INTERIORIZAÇÃO DA SAÚDE COMEÇA POR ASSU
Assu – A governadora Rosalba Ciarlini começou pelo município de Assu o processo de interiorização dos serviços de Saúde no Rio Grande do Norte. A proposta é fortalecer o atendimento nos hospitais regionais de oito regiões distintas do Estado e nos outros 14 procurar firmar parcerias com as Prefeituras para reforçar o serviço de atenção básica à população. A medida visa garantir um serviço mais humano, com menos uso do serviço de ambulancioterapia.
Na manhã desta quinta-feira (17), a governadora inaugurou o pronto-socorro municipal, que fica no anexo do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assu. Em frente à unidade hospitalar, uma multidão espera a governadora. Para o prefeito Ivan Júnior, “este é um momento muito importante. Há mais de 10 anos não havia atendimento de saúde da rede municipal de Assu e logo que a senhora assumiu, se comprometeu com o bem-estar do município e está cumprindo com a promessa”, disse o prefeito Ivan Lopes Júnior.
Assu tem cerca de 55 mil habitantes e polariza outros 12 municípios, somados quase 150 mil habitantes. Nestas cidades não havia atendimento de emergência e urgência de alta complexidade, especialmente no que se refere à ortopedia, pediatria… etc. Todos esses atendimentos eram direcionados em ambulâncias para Mossoró ou Natal. Com o reforço no serviço de Saúde de Assu na área de alta complexidade, o serviço de Saúde no Hospital Regional Tarcísio Maia, em Mossoró, e no Walfredo Gurgel, em Natal, serão amenizados.
Dentro da proposta de reestruturação dos serviços de saúde no Rio Grande do Norte, segundo a subsecretária Ana Tânia, o hospital regional de Mossoró vai continuar sendo referência para todo o Oeste em vários serviços específicos de alta complexidade nas áreas de ortopedia, neurologia, cardiologia, assim como o Walfredo Gurgel, em Natal. Ela acredita que com o reforço em hospitais como de Pau dos Ferros, Assu, Caicó, entre outros, o quadro de saúde pública no RN vai mudar completamente, inclusive com o fim das macas nos corredores do Walfredo Gurgel.
Durante a visita em Assu, a governadora esteve acompanhada do secretário de Estado da Saúde Pública (SESAP), Domício Arruda, e do secretário extraordinário de Relações Institucionais, Esdras Alves, além do deputado Getúlio Rêgo. A comitiva foi recebida pelo prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior; pela subsecretária de planejamento e gestão da Sesap, Maria das Dores Burlamaqui; pela secretária Municipal de Saúde, Lucianny Edja de Massena; entre outras autoridades municipais e correligionários.
O secretário Domício Arruda falou sobre a importância da parceira firmada com a prefeitura para fazer com que o hospital funcionasse dignamente. “Estou acompanhando a governadora para entregar uma obra que não é especificamente da Secretaria. Reconheço publicamente que este hospital não ficou sem alimentação para os pacientes por causa da determinação e iniciativa da prefeitura”, concluiu. Domício se refere à falta de alimento e medicamentos em que se encontrava o Hospital Regional de Assu e a prefeitura de Assu comprou e atendeu a demanda.
O Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos estava funcionando em apenas uma parte de suas dependências. O anexo que foi entregue à população estava funcionando em uma pequena parte da estrutura há mais de 10 anos. Agora, com a reabertura, o local irá funcionar com um pronto-socorro, consultórios de especialidades médicas masculina e feminina, observação pediátrica, clínica masculina, sala de preparo e de procedimentos-curativos.
“Avançar e reconstruir é o lema de seu Governo”, disse o deputado Getúlio Rêgo parabenizando a governadora por olhar pela saúde do povo. “Como médico e colega seu, quero dizer que essa obra é de grande importância pra população de toda a região”, completou. A direção do hospital acredita que serão atendidas cerca de 150 a 200 pessoas por dia no novo pronto-socorro.
O anexo vai funcionar através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Governo do Estado. Este sendo responsável pela infraestrutura e aquele pelos recursos humanos e todo material a ser utilizado. A governadora se dirigiu às pessoas presentes dizendo que “me sinto muito gratificada por estar aqui de mãos dadas, Prefeitura e Governo do Estado, fazendo algo que tem um significado muito grande”.
Rosalba disse, ainda, que tudo o que puder ser feito pela saúde, será feito. “Saúde é o sal da vida. Não me falta coragem nem determinação. Se temos que reconstruir, vamos fazer”, declarou, falando que era inadmissível que em um hospital daquele porte faltasse a estrutura necessária para funcionar. “Era uma tristeza ver isso”, finalizou. Depois de Assu, a governadora seguiu para Mossoró, onde esteve visitando o Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e em seguida seguiu para visitar o Hospital Regional Hélio Marinho, em Apodi. De Apodi, a governadora Rosalba Ciarlini seguirá com destino a Goianinha.
Assu será o primeiro a receber Samu regional
A governadora Rosalba Ciarlini garantiu, hoje, 17, ao inaugurar o pronto-socorro 24 horas da cidade, que Assú será o primeiro município a receber o SAMU regional. Na solenidade de inauguração, ela destacou o empenho e o trabalho do prefeito Ivan Júnior para garantir a qualidade dos serviços básicos à população.
Além do Samu, Rosalba Ciarlini anunciou outras novidades para o município. Dentro de 60 dias, estará sendo assinada a ordem de serviço para as obras de restauração da entrada da cidade, um antigo sonho da população que será realizado graças ao empenho e à parceria do prefeito Ivan Júnior com o Governo do Estado.
Outra boa notícia dada pela governadora foi a de que finalmente o mamógrafo do hospital regional, que há anos se encontra encaixotado, entrará em funcionamento. Sensível aos problemas do município relatados pelo prefeito, a governadora afirmou que em 30 dias as mulheres de Assú e região poderão contar com um instrumento importante na luta pela prevenção do câncer de mama.
Na coletiva à imprensa, a governadora e o secretário de Saúde também garantiram a ampliação do Hemocentro Regional de Mossoró e do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) com 14 ambulâncias em parceria com a Prefeitura Municipal de Mossoró.
NOVO TEMPO
Responsável pela bênção do pronto-socorro, o padre Canindé, pároco da igreja matriz de São João Batista, destacou em suas palavras que durante oito anos Assú somente sofreu por causa da briga entre o ex-prefeito e a ex-governadora. Uma briga que só trouxe prejuízos para a população. “Hoje o Assú vive um novo tempo com esta saudável parceria entre a atual administração e o Governo do Estado”, enfatizou, destacando todas as boas novas trazidas pela governadora Rosalba Ciarlini. (JM/LS).
CORREIO DA TARDE – 18-03-2011
Secção: Correio Mossoró
Link: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_mossoro-61542
Publicado no dia 17/03/11
ESTOQUE DE SANGUE ABAIXO DO NORMAL PREOCUPA O HEMOCENTRO
O Hemocentro de Mossoró está precisando com urgência de sangue de todos os tipos. A redução do estoque de bolsas de sangue foi drástica e, conforme a assistente social do centro Denise Melo, até mesmo as bolsas de sangue do tipo O+, considerado um dos mais comuns, está bem abaixo do habitual. “Quando o estoque desse tipo sanguíneo está baixo, é porque o problema é grave mesmo”, frisa.
Em função dessa baixa, as bolsas de sangue e seus outros componentes estão sendo utilizadas apenas em casos de emergência. “Nós estamos precisando suspender as cirurgias eletivas ou então para as pessoas que usam em tratamento”. A situação chegou a esse ponto porque no Carnaval, além de grande demanda de bolsas em função dos acidentes nos hospitais, durante três dias o Hemocentro ficou sem receber doações.
Apesar do problema,a assistente garante que a situação é normal e acontece todos os anos neste mesmo período. Os doadores interessados em participar da campanha devem ir até o Hemocentro, localizado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, até o meio-dia. O ônibus do Hemocentro também aguarda de segunda a quinta-feira por doadores em frente à Câmara Municipal de Mossoró (CMM), das 7h às 16h30.
Todas as pessoas maiores de 18, pesando mais de 50kg e que estejam saudáveis podem fazer a boa ação. “Elas devem estar saudáveis e bem alimentadas no dia da doação. Além disso, precisam apresentar um documento de identificação”, informa a assistente social. Antes que o sangue seja encaminhado para o paciente, ele passa por uma triagem em que são realizados testes de HIV, hepatite, sífilis e Doença de Chagas. Após 15 dias, o doador poderá solicitar o resultado dos exames. “Só após essa triagem é que o sangue será encaminhado para doação”, garante.
CORREIO DA TARDE – 18-03-2011
Secção: Correio Mossoró
Link: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_mossoro-61544
Publicado no dia 17/03/11
CARROS FUMACÊ CHEGAM A MOSSORÓ PARA AJUDAR NO COMBATE A DENGUE
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa de Controle da Dengue, enviou para Mossoró oito carros do tipo fumacê, que a partir de hoje já estão circulando pela cidade.
É que o quantitativo de casos de dengue no RN está preocupando as autoridades da área da saúde, onde hoje , Mossoró conta com 379 casos notificados, sendo que destes, 294 já foram confirmados. Segundo informações de Sandro Elias, da coordenação de combate ao dengue em Mossoró, o carro fumacê chega em boa hora,mas é apenas um paliativo. ” É um paliativo, porque estamos matando com o veneno, através do carro fumacê, os mosquitos que estão em fase adulta, voando. Os focos, que ficam em locaos com a água parada, esses continuam sendo observados e a população não pode relaxar com os cuidados”, disse o coordenador.
Hoje pela madrugada, foi feita a primeira operação dos carros fumacê em Mossoró, numa espécie de teste. Segundo informa Tereza Cristina, que também faz parte da equipe de coordenação de combate ao dengue em Mossoró, esses veículos ficarão trabalhando em Mossoró durante 25 dias consecutivos, de norte a sul e leste a oeste, e é extremamente necessária a contribuição da população para ênfase da operação. ” Os carros vão estar passando sempre no início da manhã e ao final da tarde, quando o vento está em melhores condições de espalhar o veneno . Por isso, pedimos a colaboração da população, para que quando virem a proximidade dos carros, abram todas as portas e janelas, para que o veneno possa se espalhar por todos os cômodos”, destaca Tereza Cristina.
Perigo
Se por um lado o carro fumacê ajuda, por outro pode ser perigoso, principalmente para as crianças. ” È que as crianças fazem a maior festa quando vêem o carro fumacê e correm atrás, o que é um perigo, porque o carros estão espalhando veneno, e por isso, há riscos de intoxicação . Pedimos que os pais não deixem as crianças e também não se aproximem dos carros”, justificou a coordenadora. As equipes continuam na tarde de hoje por diversos bairros, e já tem mapa por onde estarão passando.
Confira ao lado o roteiro dos carros fumacê para sexta-feira, sábado e domingo
CORREIO DA TARDE – 18-03-2011
Secção: Urgente
Link: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/urgente-61538
Publicado no dia 17/03/11
FARMÁCIA POPULAR CRESCE 45% NO PRIMEIRO MÊS DE GRATUIDADE
No primeiro mês em que ofereceu medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o programa Farmácia Popular apresentou crescimento expressivo de 45% no número de autorizações (para venda e oferta grátis) de todos os 25 itens do Aqui Tem Farmácia Popular. Os dados correspondem ao período entre 14 de fevereiro e 14 de março, quando completo um mês da campanha “Saúde Não Tem Preço” nas farmácias da rede privada credenciadas ao programa.
Até o início dessa semana, foi retirado um total de 2,6 milhões de itens contra 1,8 milhão no período anterior (de 14 de janeiro a 14 de fevereiro). O aumento das autorizações para oferta gratuita de medicamentos para hipertensão cresceu 61% enquanto que para diabetes o crescimento foi de 50%.
O salto nas retiradas de medicamentos mostra que o programa não só amplia o acesso da população à assistência farmacêutica como também é vantajoso para o comércio varejista ao alavancar as vendas de outros itens disponíveis nos estabelecimentos, “atraídas” pelos produtos disponíveis no Aqui Tem Farmácia Popular.
Para obter os produtos disponíveis no Farmácia Popular, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica, que é exigida pelo programa como uma forma de se evitar a automedicação, incentivando o uso racional de medicamentos e a promoção da saúde.
Os medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes são identificados pelo princípio ativo ou “nome genérico”, que é a substância que compõem o medicamento. A lista dos medicamentos oferecidos gratuitamente pelo Aqui Tem Farmácia Popular está disponível aqui.
Além dos medicamentos gratuitos para hipertensão e diabetes, o Aqui Tem Farmácia Popular oferece mais 14 tipos de medicamentos, com até 90% de desconto, utilizados no tratamento de asma, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de fraldas geriátricas. Os medicamentos são oferecidos em mais de 15 mil farmácias e drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular e nas 544 unidades próprias (administradas pelo governo federal) do programa.