O Conselho Federal de Medicina (CFM) ressalta que os resultados da pesquisa “Opinião dos brasileiros sobre o atendimento na área da saúde” expressam a percepção da população sobre o tema, tendo sido realizada pelo Instituto Datafolha, reconhecido como um dos melhores do país. As conclusões foram organizadas metodologicamente a partir dos resultados com autonomia, isenção e idoneidade, cabendo ao CFM apenas sua divulgação.
Para o CFM, a efetiva e real construção do Sistema Único de Saúde (SUS) passa pela transparência e pelo respeito à percepção e às necessidades dos cidadãos, as quais devem pautar as políticas públicas e as decisões dos gestores nas três esferas – União, Estados e Municípios.
Somente com o exercício do controle social e da participação popular, o SUS se tornará uma realidade e poderá consagrar seus princípios e diretrizes constitucionais, os quais o estudo do Datafolha e reiteradas denúncias divulgadas pela imprensa mostram que não estão sendo respeitados de forma plena.
Finalmente, o CFM repudia comentários que atacam gratuitamente a instituição que representa 400 mil médicos, historicamente participou do processo de construção do SUS e tem outorga legal para agir em defesa da Medicina e da assistência de qualidade.
Ao revelar os dados da pesquisa do Datalha, o CFM agiu imbuído do seu senso de responsabilidade e apresentou ao conhecimento público a percepção dos brasileiros, que, como reiterado, diariamente demonstram sua insatisfação com os rumos da saúde do país.
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA (CFM)
|
NOTA DE ESCLARECIMENTO DO CFM
26/08/2014 | 17:15